terça-feira, 11 de abril de 2017

Pascoa e os Benefícios do Peixe para Saúde!

OOiii lindezas e lindezos, tudo bem?



No dia 16 de abril se comemora o Domingo de Pascoa, essa data marca a Ressurreição de Jesus Cristo.

 É um dia muito especial onde os cristãos fazem orações e festejam comendo peixe e chocolate.

Para muitos cristãos só pode comer peixe neste dia especial e as outras carnes devem ser evitadas.

Vejam aqui os benefícios dos peixes, tão consumido não só em época de pascoa, mas durante todo o ano.



                                                OS BENEFÍCIOS DO PEIXE

Resultado de imagem para peixes cozido assadoSão muitos os beneficios do peixe ele tem um excelente valor energético, fonte de proteínas é rico em ferro e digere muito bem no estomago.

Seu alto teor de ácidos graxos poli-insaturados, chamado Ômega 3, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e da renovação de nossas células. Isso quer dizer mais saúde e longevidade.


                                               Alimento bom para emagrecer

A dieta do peixe é boa fonte de energia, bom saciador de fome, o peixe não é muito calórico se preparado cozido ou assado e porque não cru “sashimi”.

Promove disposição física, esse conjunto de benefícios faz do peixe um ótimo alimento para ajudar a emagrecer ou manter peso com saúde.

O sucesso vai ser proporcional a combinação diária com alimentos naturais e consumir na quantidade correta.



                                               O VALOR NUTRICIONAL DE PEIXES

  • PROTEÍNA

O peixe geralmente contém proteína de 15-24%. Eles são do mesmo valor do que a carne biológica.

Assim, 100 g de peixe fornece o máximo de proteína como 100 g de carne ou aves.


  • LIPÍDIOS


A principal qualidade do peixe é seu baixo teor de gordura. A quantidade de gordura varia amplamente: de 0,5% a 20%
Resultado de imagem para bacalhau assado 
Os peixes magros como o bacalhau, a pescada, arrinca, solha, badejo, linguado, truta contem entre 0,5% e 2% de gordura.

Há peixes, como o espadarte, arenque, cavala ou atum fresco, que contêm entre 2% e 10%.

Finalmente, enguia, sardinha, salmão e outros peixes gordos contêm mais de 10%.

Ao contrário de carnes gordas, peixe gordo é recomendado. Com efeito, o teor de lípidos nestes peixes é composto de ácidos gordos insaturados.

Recomenda, assim, consumir pelo menos uma vez por semana, um peixe-
gordo ou óleo de peixe.


  • HIDRATOS DE CARBONO


Quantidades de hidratos de carbono são insignificantes


  • MINERAIS


Peixes marinhos fornecer iodo, que promove o bom funcionamento da glândula tireoide.


  • VITAMINAS


A ingestão de vitaminas é muito variável, assim como para lipídios, o principal fator determinante é a alimentação dos peixes.

A carne é oleosa, mais ela vai conter vitaminas A e D, gordura solúvel se o peixe é baixo em vitamina C, quantidades significativas de grupo da vitamina B.


                                                  CONTRA INDICAÇÃO


  • PEIXE CRU

Resultado de imagem para sashimiA maioria dos peixes pode ser infectada por vermes chamados anisakis pode causar náuseas, vômitos ou diarreia se o peixe é consumido cru, como a cavala, atum, salmão, arenque.


Por isso antes do consumo certifique-se! Verificar o peixe que você compra (especialmente no verão) e congelá-lo por pelo menos 24 horas antes de preparar e comer.   


  • MERCÚRIO


O peixe é o principal vetor de mercúrio em nossa comida e sua concentração no corpo não deve ser muito alta. Portanto, comer muito peixe pode prejudicar as crianças com menos de 3 meses e as mulheres grávidas. 

Diversificar o consumo de espécies de peixes, especialmente de peixes selvagens (tamboril, pargo, peixe-espada, atum) que têm níveis elevados de mercúrio.

Limitar a quantidade consumida: para as crianças, não mais de 60 gramas de peixe por semana e menos de 150 g para mulheres grávidas. 

Os peixes também são bastante ricos em ureia e amônia. Assim, nós devemos  consumi -los em quantidades limitadas (máximos três vezes por semana).







Porque se come peixe na Pascoa? Veja tudo nesse video:






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