domingo, 7 de setembro de 2014

Dicas de alimentação a um Paciente Oncológico


Ola meus amores, tudo bem?

Sabemos que o câncer é o crescimento desordenado das células. Seja por meio de Quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia o tratamento contra o câncer provoca efeitos colaterais (náuseas, diarreias, falta de salivação, alteração no paladar, dificuldade em mastigar e digerir os nutrientes) que interferem diretamente na alimentação.

Especialistas também acreditam que o próprio tumor pode aumentar a produção de moléculas chamadas interleucinas, que estão presentes em processos inflamatórios. Elas provocam alterações no sistema nervoso central, o que deixa um gosto metálico na boca. Por isso é muito importante cuidar das escolhas dos alimentos e a forma de preparar. Pensando no bem estar desse guerreiros aqui vão dicas preciosas:



  • Procure enxaguar a boca com água ou chá de camomila antes das refeições, para deixar o paladar mais aguçado;
  •  Se não houver feridas alimentos ácidos e temperos como hortelã, manjericão e orégano também ajudam a realçar o paladar.
  • Para aliviar o gosto metálico, substitua os talheres de metal por de plástico.
 É importante ter o acompanhamento de um nutricionista durante o tratamento para eventuais problemas como a desnutrição ou o elevado ganho de peso, no caso da hormonioterapia.





  • Dividir as refeições e comer bem lentamente mastigando bem os alimentos ajuda a diminuir as  náuseas e também ajuda a melhorar o apetite;
  • Evite as comidas muito quentes, pois elas aumentam a sensação de náuseas;
  • Escovar bem os dentes e fazer bochechos é muito importante pra eliminação de células mortas, pois elas causam a perda de percepção e aumentam a sensação de náuseas;
  • Variar o cardápio é uma boa pedida, incluir alimentos que o paciente goste para tornar prazerosa a hora da refeição.
  • Procure inserir na dieta fibras solúveis presentes em frutas como maçã, pera, bana maçã, goiaba sem casca, pois o tratamento pode causar diarreias e as fibras solúveis estimulam a produção de células intestinais e melhoram a imunidade do intestino;
  • Evite alimentos gordurosos, leite e derivados e fibras insolúveis(presentes em grãos integrais, cascas, sementes e cereais) pois esses alimentos soltam o intestino, o que é muito ruim já que como citado acima o tratamento pode causar diarreias.
  • A hidratação é um grande aliado, procurar tomar chás e sucos coados e sem açucares.
  • evitar comer alimentos crus é um cuidado a se tomar já que a imunidade do paciente costuma baixar com o tratamento, e alimentos crus costumam ter milhares de bactérias.
Mais que os cuidados com a alimentação, pacientes que tratam o câncer precisam de apoio, força cuidados especiais e muito, muito, muito amor.


Espero que tenham gostado das dicas.
Obrigada pelo carinho
Beijosss
E até a próxima!


Siga o blog ( saiba como) : https://www.youtube.com/watch?v=wrY-OANXkAs

( é muito importante se você gostar, seguir o blog)
Twitter: www.twitter.com/camyh_freiria

Instagram: instagram.com/camyhfreiria

Deixe seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário